Um pouco do Windsurfista BIMBA


Por:
Ricardo Winicki
Bimba

Oi pessoal,

Acabo de ganhar mais um torneio de Grand Slam, a Skandia Sail For Gold, que aconteceu em Weymouth, Inglaterra. Este é um evento teste para os Jogos Olímpicos de 2012. Também foi a última etapa da ISAF World Cup, um tipo de corrida dos campeões, onde somam os resultados dos 7 eventos mais importantes do ano. Participei de apenas 4 e mesmo assim, consegui terminar o ano como vice- líder do Ranking.

Foi a viagem mais longa da minha vida, 48 dias, sendo que 30 de treinamentos e reconhecimento da raia olímpica, 10 dias de campeonato mundial com apenas 3 dias de descanso e logo em seguida a Sail For Gold. Os treinos foram muito produtivos, aprendi muito sobre a raia olímpica e acho que já tenho meus planos de treino para os Jogos de 2012.

Estava indo muito bem no mundial, sempre entre os mais rápidos e terminei a fase classificatória em terceiro lugar. Porém, no primeiro dia da fase final, com ventos fracos a médios, não consegui me sair bem e tive dois resultados horríveis, que acabaram com o sonho do Bi. Foi uma condição que eu não havia velejado nos 30 dias de treino por aqui, não consegui largar bem, nem ter boa velocidade, resumindo, passei de terceiro para décimo terceiro lugar nesse dia. Depois me recuperei um pouco e terminei o campeonato em nono lugar.

Depois de míseros três dias de descanso, lá estava eu, competindo de novo. Estava muito cansado, mas mesmo assim consegui fazer um belo campeonato, com excelentes resultados. Minhas regatas foram: 3, 2, 1, 2, 1, 3, 2, 4, 1, 1. Consegui me classificar pra regata da medalha com 12 pontos de vantagem pro segundo colocado, meu amigo João Rodrigues, e incríveis 19 pontos de vantagem para o francês Julien Bontemps, medalhista de prata em Pequim. Foi uma excelente forma de completar os 48 dias de viagem.
Estou muito feliz com o meu desempenho e bastante satisfeito com a forma que venho me preparando. Comecei este ano, um trabalho com profissionais da Ciência do Esporte e gostaria de agradecer ao COB e a CBVM por terem me escolhido para ser o atleta piloto do projeto no Brasil. O projeto é muito grande e tem tudo para dar muito certo, muitas pessoas fazem parte desse trabalho e não tenho como agradecer a todos, mas quero mandar um abraço especial ao Leszek Szmuchrowski, Sandro Legey, Cameron, Luis Viveiro, meu novo técnico Fernando Pasqualin e todos os outros.
Para finalizar, agradecimentos especiais aos patrocinadores FootHills, Team Brazil, o apoio da Gol Linhas Aéreas e, em especial, para minha mulher Paula e minha filha Nina, que me aturaram aqui nesses 48 dias, sem elas eu não teria conseguido chegar ao fim com tanta motivação. Foi muito bom poder subir no pódio com a Nina no colo.

Abraços a todos

Ricardo Winicki
Bimba
msn: Bimbawind@hotmail. com
Skype: Bimbawind
Para acompanhar toda sua trajetoria entre em sua pagina pessoal:
http://www.bimbawind.com.br/