Formula Experience - Test Drive


Neste ultimo final de semana tive a oportunidade de dar meus primeiros bordos em uma Formula Experience e assim gostaria de dividir meu ponto de vista com os amigos velejadores. Nos primeiros bordos achei tudo muito lento uma vez que a resposta na aceleração quando bombeia e muito diferente da FW mas assim que pude fazer comparações com outros velejadores com formula Windsurf que estavam utilizando pranchas de madeiras, quilhas das melhores assim como as velas pude perceber que é apenas questão de costume. Muito dos bordos andamos iguais no traves, orça e poupa somente perdia vantagem quando havia necessidade de bombear para garantir uma aceleração nas rajadas. Fiquei satisfeito principalmente em saber que na classe FE não terá modificação de equipamentos ate 2014 e possivelmente nem aconteça após esta data , na mesma só correm pranchas homologadas assim como as velas, só podem utilizar dois modelos de quilhas a retranca e a extensão tem que ser de alumínio e o mastro aceitável não pode ter mais que 75% de carbono. Ou seja não será o dinheiro que fará a diferença e sim o nível técnico do velejador. Então quem pretende começar a competir na classe FE pode ter certeza que correra de igual com outros e sem contar o custo benefícios em relação a preços de equipamentos entre FW e FE. Pelo preço de uma quilha para competição de FW pode comprar uma prancha com quilha de FE usada, qual não tem nenhuma diferença de design independente do ano que começaram a ser fabricadas. Apesar das prancha terem quase o dobro de peso de uma prancha de madeira uma coisa e certa você terá uma prancha para o resto de sua vida a mesma é bastante resistente e dificilmente conseguira torna-la quase descartáveis depois de um bom período de velejo o que não acontece nas pranchas de madeiras quais são muito sensíveis principalmente quando e preciso transpor talas. No meu ponto de vista a FE saiu na frente.
Resumo de equipamentos mais utilizados na FE.
Prancha Starboard 160 Velas : Gastra GT X e Severne Overdrive
Mastro: Ate 75% carbono
Quilhas dureza R13 ou R19
Extensão e retranca de alumínio.