Represa de Carmo do Cajuru - MG

Mais uma Lagoa sendo desbravada.

O Velejador Pedro Piraua esteve no dia 01/maio/2009 desbravando mais uma Lagoa em Minas.
A represa de Carmo do Cajuru que fica cerca de 130Km de BH.

Visão da lagoa pelo GOOGLE EARTH


Por: Pedro Piraua
Pessoal, estou voltando de lá agora, e com a entrada dessafrente fria , o vento entrou legal.Saí de casa as 6 em ponto , as 8 em ponto estava parando ocarro na grama ao lado da água, a represa está cheia até otalo ,Fiquei surpreso , pois no caminho , tudo parado , nem sinalde vento, mas qdo desci a ultima parte da entrada, bati oolho e ví carneirinhos ...Não acreditei, montei a 9.8 e velejei super bem , mas logocomecei a dar umas boiadas, troquei pra vela 12, e nãoaguentei segurar muito tempo pois o vento tinha voltado, masfiquei na água pois melhor over do que boiando.Aquela represa é grande pra cacete ,
Foto aerea do GOOGLE EARTH
se eu tivesse em formateria aproveitado mais , é que dá pra subir lá pra ponta emcontra vento , mas não aguentei, fiquei dando bordos detravés na linha do carro.Pra quem não conhece, ela é umas 3 x a parte maior da lagoados Ingleses ao lado de Divinópolis e dá pra ver no GOOGLEEARTH.TÔ PREGADO.


Glossário da Cidade:
História
Considerada das mais bonitas de Minas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é orgulho da população local. Suas festas religiosas, como a Semana santa atrai para a cidade muitos fiéis e turistas, das vizinhanças e de outras regiões. Está a 131 quilômetros de Belo Horizonte. Cajuru era o nome da fazenda do capitão Manoel Gomes Pinheiro, pertencente à freguesia de Pitangui. Com a permissão de D. Pedro I, o capitão constrói uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, 1825. Ao redor da capela, desenvolveu-se o povoado, logo elevado a freguesia em 1840, com ratificação em 1864. Naquele ano, a sede da paróquia de São Gonçalo do Pará foi transferida para o Arraial do Cajuru, que passa a chamar-se Nossa Senhora do Carmo do Cajuru. Posteriormente, em 1877, tem sua denominação reduzida para Carmo do Cajuru. Em 1948, foi elevado a município, separando-se de Itaúna. A praia do rio Pará, a serra do Calhau e a represa Cajuru são algumas das atrações turísticas do município.