Regata Ponta de Pedras X Recife

Uma das principais regatas de longa distancia onde todas as embarcações, veleiros, Tornados, Hobiecats, laser e Windsurf participam diretamente em busca da fita azul. (Fita Azul primeira embarcação a cruzar a linha de chegada). Na visão de Edilson Pernomian de Oliveira BRA77 segundo a cruzar a linha de chegada.
Domingo, 06 de dezembro de 2009
Pontas de Pedra - Pernambuco, divisa com a Paraíba
Vento leste 7 ~ 12 knots (estimado)
Maré secando 0,5m as 12h50
Largada as 10h30

Larguei bem, planando, bem junto do barco da comissão, prensado com um veleiro lento que não identifiquei. Subi orçando tudo, pouco atrás de Elizeu, Homero e ao lado de 2 hobiecats.
Logo passei os hobies e fiquei em terceiro, mas Barreto e Marcelo Lacerda iam mais abaixo e com o tempo foram me passando. Depois foram subindo aos poucos na direção dos outros, e eu fiquei em quinto.
Logo tínhamos subido muito e começamos a encontrar os primeiros currais. Todos tivemos que arribar para passar por baixo, junto das bandeiras de sinalização. Passamos por 3 ou 4 desta mesma maneira. Alguns eram enormes e pareciam uma verdadeira cerca separando o "mar de dentro" do "mar de fora" . A visão ficava confusa e ao longe não dava para identificar onde tinha uma passagem para continuar "subindo".
Pinel veio de longe e foi me alcançando. Depois de uns 20 minutos chegou e me passou a barlavento, e eu fiquei em sexto. Mas logo em seguida ele começou a arribar e ir mais paralelo a praia, o que provou mais tarde não ser a melhor estratégia.
Elizeu foi sumindo a frente e Homero, Barreto e Marcelo estavam ao alcance, 100 ou 200 metros a minha frente. Andamos muito tempo assim. Os Hobiecats foram ficando bem para trás.
Lá pela metade do percurso, o vento foi caindo e ficou no limite - variando de 7 a 10 knots, segundo minha estimativa. Homero e Barreto foram perdendo altura e eu continuei orçando, na direção de Elizeu, que eu podia ver bem longe no horizonte. Mais um pouco e vi os outros boiando pouco abaixo, quando passei. Não ví exatamente quem eram. Mais a frente ainda dei "de cara" nos arrecifes na altura de Maria Farinha e tive que cambar para ganhar altura. Subi uns 2 km, cambei novamente e dai pra frente fui direto num bordo só. Olhava pra tras e não via nenhuma vela de wind, só as velas brancas dos hobiecats ao longe.
Havia algumas nuvens e quando eu passava por elas o vento ficava melhor. Imaginava que estava em segundo lugar, atrás de Elizeu, mas não tinha certeza. Na entrada do porto o vento estava bem fraco e foi difícil arribar. Consegui entrar bombando e descendo as ondas, mas fiquei no centro do canal, um pouco perto demais das pedras, onde o vento estava rajado. Em algumas partes o mar parecia um espelho. Ainda consegui planar bombando até quase a metade do canal. Dai pra frente fui boiando e ví Homero entrar planando, e pensei que ele fosse me passar. Bateu preocupação de perder a vice liderança ali, tão perto do fim. Quando ele chegou uns 200 metros atrás de mim também parou de planar. Dai pra frente fui administrando a distancia, pois sabia que ele podia pegar uma rajada e me passar. Levantei um pouco a retranca, peguei uma rajada e saí planado, há uns 100 metros da linha. Pensei que ia cruzar planando, mas para minha surpresa o vento sumiu, de repente, e eu caí de costas na água por debaixo da vela. Levantei rápido como um gato que cai na água, tirei a vela e ainda continuei na frente, mas Homero encostou há uns 20 metros atrás de mim. Aí senti uma segurada na prancha, como um saco enroscando na quilha, mas continuei assim mesmo, pois não podia mais parar para tirar. Cruzei a linha poucos metros a frente de Homero.
Segundo colocado geral atrás apenas de Elizeu , que foi o fita azul pela 5ª vez, a terceira consecutiva! !
VIVAAAAAAAAAA! !
Tempo de percurso aproximadamente 2 horas.
Distancia da largada à chegada aproximadamente 50 km, se medidos em linha reta.