Crédito: Washington Alves / Inovafoto / COB
Com desempenhos impecáveis nas duas regatas deste sábado, dia 22, de Patrícia Freitas, na RS:X feminina, e de Matheus Dellagnello, na sunfish, o Brasil garantiu antecipadamente duas medalhas de ouro na vela dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, antes mesmo da disputa da Medal Race dessas classes, que serão disputadas neste domingo, dia 23, em Puerto Vallarta. Patrícia e Matheus venceram as duas regatas que correram neste sábado e não podem mais ser alcançados por seus adversários.
"Nossa, é uma sensação de dever cumprido fantástica. Eu não tinha feito as contas, mas quando vi meu técnico comemorando, pensei: acho eu ganhei!", contou Patrícia, logo após estourar uma garrafa de champanhe, ao sair da água. "Agora é pensar nos Jogos Olímpicos, mas esse ouro já está ótimo. Espero chegar entre as dez primeiras em Londres, o que será um feito inédito para a vela feminina brasileira", prosseguiu Patrícia, de 21 anos, nascida em Washington, nos EUA. A brasileira venceu oito das 10 regatas disputadas e se deu ao luxo de descartar, como pior resultado, uma segunda posição, deixando claro seu amplo domínio na competição. Ela soma 10 pontos perdidos, enquanto a mexicana Demita Vega soma 24, e a americana Farrah Hall, 26.
Na classe RS:X masculina, Ricardo "Bimba" Winicki obteve uma segunda e uma primeira posição nas regatas deste sábado e lidera com 13 pontos perdidos, contra 17 do argentino Mariano Reutmann. O mexicano David Teran tem 23, mas Bimba tem um número maior de primeiras colocações nas regatas. Assim, o brasileiro já tem ao menos a medalha de prata garantida em Puerto Vallarta.
materia completa , acesse site do COB.